segunda-feira, 21 de junho de 2010

Scenofest 2011 - Quadrienal de Praga - PQ 2011

Participo desde 2003 de um grupo de cenógrafos que discutem os rumos da profissão no Brasil. Este grupo hoje se tornou o braço da OISTAT (órgão mundial que congrega os técnicos de teatro) no Brasil, e que está organizando a participação brasileira na próxima Quadrienal de Cenografia de Praga. É a grande festa do Teatro no mundo.

Veja abaixo uma prévia da programação paralela (Scenofest) e a inscrição.

------------

SCENOFEST 2011

Projeto Educacional da OISTAT e da Quadrienal de Praga

de 16 a 26 de 2011 – Praga – Rep. Tcheca

A próxima edição da Scenofest, evento paralelo à Quadrienal de Praga traz algumas novidades. Diferente dos anos anteriores, não compartilhará o mesmo espaço que a Mostra, uma vez que o edifício que durante décadas abrigara a PQ sofreu um incêndio e também a PQ terá outro lugar.

O lugar de referência, o centro da Scenofest neste ano será a DAMU - the Prague Performing Arts Academy ; além de ocupar outros lugares específicos no centro de Praga. A curadoria da Scenofest 2011 está a cargo de Jessica Bowles (UK) que conta com uma equipe de colaboradores do mundo inteiro, ligados à OISTAT.

Os projetos da Scenofest para esta edição são:

Six Acts – É o projeto principal que propõe a criação de uma série de espetáculos, ou melhor, de um espetáculo composto em seis atos, que parte da utilização de espaços específicos. Assim estes atos terão lugar em edifícios e arredores da cidade de Praga e serão criados por grupos compostos por alunos de todas as partes do mundo, orientados por proeminentes artistas internacionais.

Workshops - a programação irá oferecer cerca de 40 a 50 workshops para grupos de 15 a 20 participantes, sendo cada workshop com duração de 1 a 2 dias, 8 a 16 horas nas diversas áreas: iluminação, mídia digital, projeções, desenho de som, figurino, marionetes, cenografia, instalação, técnicas de teatro, dramaturgia, direção, arquitetura teatral e teatro virtual.

Design as Performance – uma série de performances teatrais e ao ar livre criadas para as ruas de Praga. Este programa oferece às escolas a oportunidade de apresentar performances e instalações na Scenofest. O projeto consiste em dois segmentos:

1. Street Stories (estórias de ruas) – performances com duração de 30 minutos , local: Jungmannovo Square, centro de Praga. Os projetos devem considerar o uso de tecnologias de fácil portabilidade que não dependam de qualquer suporte de produção.

2. DISK Stories (estórias de teatro) – DISK é o nome do Teatro na DAMU. Este é portanto um projeto focado em performances que utilizam o espaço do teatro – indoor - Neste caso, os projetos devem destacar o som e a luz como a força motriz da narrativa ou conceito. As performances podem ter a duração de até 1 hora e devem também programar uma discussão após a apresentação com os professores e alunos sobre a pedagogia e o processo envolvido na criação do trabalho.

Para informações mais detalhadas, prazos e fichas de inscrição visite o site:

http://scenofest.pq.cz